Experiências e Mudanças
- Aloysio Xavier
- 6 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
O que quero fazer daqui a algum tempo?
É uma pergunta que mantém nosso futuro vivo e flexível.
A visão do futuro é mais importante para as conquistas do que a visão que se tem do passado.
O que foi ruim é seu patrimônio histórico, mas é possível tirar desse passado algumas coisas boas, sobretudo experiências.
Reciclar sempre. Se falhamos ontem, com certeza, vamos acertar hoje.

É importante começar a praticar uma nova história de vida, mesmo sabendo que no passado cometemos mil enganos.
Mudando a nossa própria história, teremos uma grande vantagem psicológica.
A transformação é diferente da solução de problemas. E é fundamental. Quando uma pessoa ou uma cultura se transforma, ocorre um renascimento. O universo se torna de modo sutil, um lugar diverso.
Uma mente que não percebe a si mesma (mente ordinária) é como um passageiro num avião. Não conhece o plano de voo, seu alcance , sua dimensão.
A mente que tem percepção de si mesma é um piloto.
Claro, que sensível às regras de voo, dependente dos meios auxiliares de navegação, afetada pelas condições do tempo, mas mesmo assim muito mais livre que de um passageiro.
A transformação é o papel do passageiro para o piloto. A viagem da transformação é uma aventura em todos os sentidos. Perigos, incertezas, despontamentos! Pode ocorrer em qualquer sistema vivo. De uma única célula a uma civilização.
Despertar a consciência é auto crescimento, é o viver mais leve. É dar atenção ao que habita dentro de nós. Ficar alerta. Perceber os insights (mudanças repentinas na experiência consciente). Fenômenos que são chamados de reação facilitadora.
Toda vez que percebemos um insight, conhecemos alguma coisa a mais lá dentro de nossas emoções. Hoje se sabe que existem vários números de estados de consciência" maiores do que se poderia supor, e um número maior de acesso a elas.
Mesmo dentro do ciclo ultradiano que se alterna entre noventa e cem minutos de atividade, existem uns minutos de repouso também chamados de desvio percebido.
Predomina o sistema parassimpático, reação natural de relaxamento do organismo que é sem percebermos um estado natural de prontidão hipnótica.
O pensamento vagueia. As lembranças vêm espontâneas à consciência; regressão do tempo.
O executivo de repente assobia como uma criança. O professor tenta fazer cesta com uma folha de papel amassada. Nesses momentos chamados de prontidão hipnótica é bom percebermos as mensagens, pois elas falam de nós mesmo. Se ficarmos atentos e dermos atenção, facilitaremos assim nossos processos de insights.
Mas existem outras formas evidentemente além dessas.
O alimento emocional é mais poderoso que o alimento físico. Ninguém impõe limites aos padrões de Inteligência que podemos modificar, expandir, e usar, e isso é de tremenda importância. Os problemas estão no campo da adversidade, e as soluções no campo da unidade.
Mesmo dentro da cronobiologia nosso “’DNA” recorda-se de toda nossa evolução.
Pessoas saudáveis usufruem daquilo que acreditam ser bom para elas. Pessoas neuróticas nunca acham anda bom.
Apesar de toda nossa programação fisiológica e milhares de mecanismos dentro de nós, podemos modificar nossas habilidades, esquecer o que nos atrapalha, e adquirir novos hábitos.
Essa é a glória máxima de um ser humano.
Lembrar; o que traz felicidade é diferente do que dá prazer;
Prazer é dos sentidos; Felicidade é do coração.
Heróis das culturas primitivas, eram aqueles que saiam, matando monstros, fazendo grandes façanhas. O herói evolui à medida que a cultura evolui.
Hoje, parece que ser herói é conseguir conviver com a família, entender o próximo, manter um emprego, vencer o trânsito e as armadilhas diárias, e ainda batalhar muito pelo autoconhecimento, para se tornar um ser humano melhor.
Comentários